5 destinos tranquilos para o ano-novo no Brasil
sábado, 26 março Conheça o Brasil »
A ideia é relaxar. Trocar toda a agitação das praias e festas cheias de fim de ano, por um lugar muito mais calmo, onde a queima de fogos e o show de artistas famosos não são a principal atração. Não vai ter multidão, nem engarrafamento! Se você também está atrás de um refúgio para passar o réveillon, quer ficar longe de toda a correria e aproveitar para conhecer lugares cheios de atividades culturais e ecológicas, então, veja agora cinco opções de destinos tranquilos para passar o ano-novo no Brasil.
Ouro Preto (MG)
Ouro Preto tem atrativos para quem gosta de história, arquitetura e natureza. A cidade faz parte do Circuito do Ouro e, em suas serras, entre cachoeiras e montanhas, os garimpeiros exploravam o cobiçado metal. A arquitetura barroca nacional, marcada pelo trabalho de Aleijadinho, pode ser vista por todos os lados. A igreja São Francisco de Assis, obra deste famoso arquiteto e escultor, é certamente um dos maiores monumentos e preciosidades de Ouro Preto. Em frente à igreja, acontece todos os dias a Feirinha de Pedra Sabão, onde é possível comprar, diretamente de artesãos da cidade, obras feitas em pedra sabão. Jóias e peças decorativas estão entre a coleção.
A última noite do ano no Arcádia Mineira
O hotel Arcádia Mineira está instalado em uma bela casa do século XVIII, em pleno centro histórico de Ouro Preto, próximo à praça Tiradentes. A estrutura oferece piscina, sauna, churrasqueira e estacionamento próprio, muito conveniente, já que não é muito fácil estacionar no centro da cidade. Se você preferir uma festa clássica na virada do ano, com queima de fogos, baile e shows de bandas locais, o Clube Ouro Preto Tênis fica a poucos metros do hotel e vende convites para não-sócios.
Bonito (MS)
Desculpa o trocadilho, mas o fim de ano será Bonito! A cidade que fica na Serra da Bodoquena no estado do Mato Grosso do Sul não foi batizada com esse nome por menos. Bonito é a reunião de diversos atrativos naturais: cachoeiras, balneários, pontos para mergulho em águas cristalinas, trilhas e grutas. A Gruta do Lago Azul é um bom exemplo do que a cidade tem de melhor: ela tem 80 metros de profundidade e é considerada um Patrimônio Natural.
A cidade também atrai muitas pessoas que curtem atividades ao ar livre. Você pode cavalgar, fazer mergulho, arvorismo, rapel, bike tour e descer as corredeiras dos rios em uma bóia. Apreciar a fauna do cerrado também é uma oportunidade única e uma boa forma de iniciar o ano em harmonia com a natureza. Para cumprir esta primeira resolução de ano novo, uma visita ao Buraco das Araras, para assistir às belas araras vermelhas, é um bom começo.
A última noite do ano no Wetiga
Embora tenha construído um ambiente completamente moderno no meio da vida selvagem, com apartamentos climatizados, decorados e com sacadas que têm vista para a piscina, o Wetiga é parte de um projeto que busca preservar a natureza. O hotel aproveita a luz solar, promove reciclagem de lixo e conserva uma piscina natural. A estrutura ainda conta com restaurante para servir o café da manhã, sauna, área de jogos, bar externo e estacionamento. A agência de turismo – Brasil Bonito – funciona dentro do hotel e oferece, entre outros, passeios aos balneários, trilhas com acesso a cachoeiras, passeio de bóia cross no rio Formoso e visita às grutas.
Jaguariúna (SP)
Jaguariúna faz parte do Circuito das Águas no interior de São Paulo e tem como destaque o turismo rural e sua importância histórica. A cidade foi usada como passagem para o centro do país pelos Bandeirantes em busca de ouro e viveu o apogeu no momento em que os cafezais transformaram a produção agrícola do país, na primeira metade do século XX. A visita a Jaguariúna é uma aula de história e a principal atração da cidade, a Maria Fumaça, um patrimônio histórico-ferroviário, está funcionando para turistas. Veja os horários, incluindo durante os feriados, aqui.
A última noite do ano no Vila Bueno
A casa do século XIX tem uma belíssima decoração resultante da conservação de detalhes que pertenciam ao local antes de ser reformado. O ambiente do restaurante é composto por mesas de demolição, o piso é original, que foi preservado, e ainda há uma exposição de fotografias e aquarelas permanente. No total, são 20 apartamentos com aquecimento central, um bar, salões para eventos e uma adega climatizada naturalmente
Foz do Iguaçu (PR)
A cidade paranaense, mais conhecida pelas Cataratas e pela hidrelétrica de Itaipu, é um dos destinos mais tranquilos para passar a virada do ano no Brasil. Você pode aproveitar a visita para fazer trilhas no Parque Nacional do Iguaçu e chegar perto das quedas d’água em um passeio de helicóptero ou de barco. Também tem o Parque das Aves, onde dá pra entrar nos viveiros e ficar bem perto de araras e tucanos. À noite, a hidrelétrica de Itaipu fica iluminada. E dá pra visitar o Marco das 3 fronteiras, o encontro entre Brasil, Argentina e Paraguai. Se você quiser aproveitar para começar o ano fazendo umas compras, é só pegar o atalho pela Ponte da Amizade e chegar ao Paraguai.
A última noite do ano no Pietro Angelo
O hotel está localizado a apenas 10 minutos do Paraguai e já dá pra começar o ano com umas comprinhas básicas nos shoppings do país vizinho. Para chegar às cataratas, são 25 km. O café da manhã é a única refeição – muito bem – servida no restaurante do hotel, que ainda conta com piscina, suítes com hidromassagem e estacionamento, muito prático, já que o hotel está localizado no centro da cidade. Uma agência de turismo que promove diversos passeios pela região funciona dentro do Pietro Angelo.
Garibaldi (RS)
Imagina só, comemorar a chegada do ano novo na Capital da Espumante? Garibaldi, a cidade na Serra Gaúcha, destino que faz parte do Vale dos Vinhedos e foi colonizado por italianos, tem tradição na produção da bebida no Brasil. Antes de escolher qual garrafa abrir para celebrar a virada do ano, vale a pena cair na Rota das Espumantes. A rota é uma visita às produções familiares e industriais de vinhos e espumantes, com direito a conhecer a história das bebidas no Brasil, participar do processo de engarrafamento e ter lições sobre degustação. Já dá pra sair dali sabendo tudo para a ceia de ano-novo.
A última noite do ano no Casacurta
Você pode confiar a noite de ano-novo ao hotel Casacurta, que oferece um pacote para o réveillon com ceia e brunch no primeiro dia do ano. A ceia é preparada pela equipe do hotel, que dá preferência a ingredientes locais e sem produtos industrializados, como os produzidos por associados do Slow Food, movimento que prioriza a produção artesanal de alimentos e o respeito aos produtores e ao meio ambiente. A especialidade do restaurante são as culinárias francesa e italiana, com um toque do melhor que a Serra Gaúcha tem a oferecer. Alguns produtos são colhidos da horta do próprio hotel. E tem mais: piscina aquecida, academia, salas de eventos, estacionamento e uma carta de vinhos e espumantes muito refinada, com opções nacionais e internacionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário